quinta-feira, 20 de novembro de 2008

SENHOR! AUMENTA MINHA FÉ!

SENHOR! AUMENTE A MINHA FÉ!
Mateus 17: 14,20


Introdução:


Quando você está vivendo uma crise a coisa que você mais deseja é sair dela, e o mais rápido possível. Para sair de uma crise, seja ela qual for: crise emocional, crise espiritual, crise conjugal, crise financeira, você precisa ter fé. Ninguém consegue vencer uma crise sem fé. Fé em Deus.

A FÉ em Deus é a principal arma para vencer toda e qualquer espécie de crise. A Bíblia deixa isso bem claro quando diz: “O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. Quem é que vence o mundo? Somente aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus.” (I João 5: 4,5). Se você está vivendo ou passando por uma crise você precisa ter FÉ. Lamento dizer, mas sem fé você não vai conseguir superar e muito menos sair da crise que você está enfrentando. Só com fé verdadeira e genuína em Deus é possível vencer e sair bem das crises que enfrentamos na vida.

Você quer vencer a crise que acomete a sua vida, sua família, seu trabalho? Confie em Deus! Tenha fé!

Mas aí você diz: “eu acho que não tenho uma fé suficientemente grande para vencer as crises.” Se você pensa assim é bem provável que você já tenha feito aquela famosa oração “Senhor! Aumenta a minha fé!”, num esforço hercúleo para superar a crise, a dificuldade, o problema, que tanto sofrimento lhe tem causado. Mas é provável que mesmo tendo feito essa oração nada mudou em sua vida. Você continua em crise. O que está errado?

Você está orando de forma errada!

Aí o diabo entra na história e começa a lhe acusar dizendo que você não é crente, ou que você não crê o suficiente para ser atendido. Se existe uma coisa que o inimigo gosta de fazer e sabe fazer é acusar. Diz a Bíblia em apocalipse 12:10, que haverá um dia em que o diabo, o acusador, será derrubado. Mas enquanto isso não acontecer ele continuará fazendo o que sabe fazer de melhor: acusar! Culpar!

Ponha uma coisa de vez na sua cabeça: a culpa não é de Deus! A culpa é um mal terrível que tem afetado a vida de muitos crentes. O Espírito Santo não acusa o crente, Ele atua no coração do crente mostrando onde ele errou, convocando-o ao arrependimento.

A oração: “Senhor! Aumente a minha fé!” instaura culpa na vida daquele que crê em Deus, e não é isso o que Deus quer. Se tem uma coisa que Deus tem prazer em fazer é responder uma oração sincera.

A única vez que a expressão “aumenta a minha fé” aparece na Bíblia associada ao perdão (Lc. 17: 1,5). Realmente perdoar a mesma pessoa várias vezes, e por vezes no mesmo erro, só com muita fé. Mas o que está em foco neste texto não é falta de fé ou a pouca fé, mas a dificuldade em perdoar. Perdoar é difícil, mas é necessário.

Vamos ao texto bíblico lido. Jesus disse que os discípulos não conseguiram expulsar os demônios que estavam no menino porque a fé deles era pequena. Mas logo em seguida Ele diz que se a fé deles fosse pequena como a de um grão mostarda eles poderiam orar pedindo que um monte saísse do seu lugar e se transportasse para o mar e isso aconteceria – a fé que transporta os montes simboliza a fé que diz para um problema: chega! Saia da minha frente! Eu não aceito que você se coloque como empecilho na minha vida.

Naquele tempo a semente da mostarda era a menor das sementes. Mas depois de plantada dava uma árvore tão grande que é usada para simbolizar o Reino de Deus, como diz o texto de Mateus 13: 31.

Se uma semente de mostarda pode gerar uma grande árvore. Você não acha que uma fé do tamanho de um grão de mostarda pode resolver o maior problema, o seu problema?

Jesus demonstra isso quando diz aos discípulos que se eles tivessem a fé do tamanho de um grão de mostarda eles pediriam e Deus removeria um monte de um lado para o outro. Montes são símbolo de problemões que você enfrenta na vida e que precisa resolvê-los se não eles vão lhe massacrar, lhe soterrar.

Mas se você acha que orar pedindo para que um determinado problema saia da sua frente é porque você não prestou atenção na última expressão deste versículo em que Jesus diz: “Nada lhes será impossível.”

Algumas outras razões pelas quais não devemos pedir para que Deus aumente a nossa fé:

1) Alguns dizem que orar pedindo a Deus que aumente a nossa fé atrai mais dificuldades, como prova que Deus atendeu a nossa oração. Crente inventa cada coisa! A pessoa já está com problemas e pede a Deus que aumente a sua fé para vencer aquele problema e aí Deus envia outro problema? Vamos deixar de ser imaturos na fé!
2) O texto de Romanos 12: 6, diz que se alguém tem o dom de profetizar deve usá-lo na medida da sua fé. Ora isso significa que existem variações de fé, mas que Deus pode e quer usar a todos. Deus usa Billy Graham para pregar e alcançar multidões para Cristo. Mas pode usar você para salvar uma vida. Deus usa quem Ele quer e da forma que Ele quer. Tem pessoas que têm o dom, o carisma, de atrair pessoas não crentes para Cristo.

3) Fé é tudo o que Deus quer que tenhamos Nele. O autor do livro de Hebreus diz que sem fé é impossível agradar a Deus (Heb. 11:6). Confiar ou não em Deus é uma decisão sua e não de Deus. Confiar ou não que Jesus veio ao mundo para salvar a sua vida é uma decisão sua e não de Deus. Confiar que Deus pode atuar e resolver o seu problema é uma decisão sua e não de Deus.

Ter fé em Deus é uma decisão que você precisa tomar. Você não precisa orar para que Deus aumente a sua fé. Você precisa exercitar a fé que Deus já lhe deu. O homem nasce crédulo. É só ver uma criança. Uma criança acredita em tudo. A criança é crédula por natureza. Mas os fatos mostram que a medida em que vamos crescendo, envelhecendo, parece que vamos ficando mais incrédulos. Sabem por quê? Por conta da razão. É que a tentativa de explicar a fé tem o efeito de anulá-la. É só lembrar que Jesus disse que aquele que quiser entrar no Reino dos Céus deve ser como uma criança.

As pessoas, seus amigos, seus familiares, seus irmãos em Cristo, estão zombando de você porque você está colocando a sua fé acima da razão? Estão lhe chamando de bobo? Fanático? Não se importe! Continue firme no seu propósito. No final eles verão o resultado da fé em Deus em sua vida e glorificarão o Nome Dele.

O mundo diz que é preciso ver para crer. Mas a Bíblia, de capa a capa, diz que é preciso crer para ver. Jesus disse a Tomé: “Por que você me viu, você creu? Bem aventurados os que não viram e creram.” (João 20:29)

O ditado popular diz que “mas vale um pássaro na mão do que dois voando.” Mas quem confia em Deus pode soltar o pássaro preso em sua mão e voar com as asas da águia, ou seja, precisa enfrentar os problemas da vida, exercitando a sua fé, como diz o profeta Isaías no cap. 40.

Você não precisa e não deve pedir para Deus aumentar a sua fé, pois com isso você está duvidando do poder Dele e isso não O agrada. O que diz o texto de Hebreus 11: 6: “Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.”

Pedir que Deus aumente a sua fé chega a ser uma ofensa, pois seria orar mais ou menos assim: “Senhor eu estou precisando muito que o Senhor me cure do câncer. Eu sei que o Senhor pode fazer isso, muito embora eu não acredite muito, por isso é que eu te peço que o Senhor aumente a minha fé.”

Imagina se você chega para a sua noiva e diz assim: “eu vou casar com você. Eu sei que você me ama. Eu é que não sei se lhe amo de verdade. Mas eu peço que você me ajude e faça aumentar o meu amor para com você.” Você casaria com um homem assim? Se uma jovem aceita essa condição é porque ela está realmente desesperada e muito preocupada em ficar solteirona.

O texto de Romanos 4: 18, diz que Abraão creu contra a esperança. Diz mais. Diz que “sem enfraquecer na fé, reconheceu que o seu corpo já estava sem vitalidade, pois já contava cerca de cem anos de idade, e que também Sara já estava sem vigor. Mesmo assim não duvidou nem foi incrédulo em relação à promessa de Deus, mas foi fortalecido em sua fé e deus glória a Deus.”

O que o ap. Paulo está dizendo é que Abraão não tinha nenhum fundamento humano para crer, mas que mesmo assim creu? Abraão era um algum débil mental para crer que mesmo sendo velho e Sara sendo velha e estéril eles poderiam ter um filho? Não! Abraão e Sara estavam dentro seu são juízo. Tanto estavam que em determinado momento quando o anjo falava com Abraão Sara, curiosa como toda a mulher, ficou ouvindo atrás da porta o anjo falando com o Senhor; e diz o texto que ela riu.

Ela riu porque ela duvidou. Uma coisa é certa aqui. Bom seria que todos nós pudéssemos crer de forma invariável o tempo todo. Mas infelizmente nós oscilamos. Mas como diz o hino: “oscilando minha fé Cristo valerá.” É Deus espera que nós confiemos e acreditemos Nele. Mas Ele aceita algumas das nossas recaídas. Você já teve alguma recaída na fé? Só uma? Eu já tive várias.

Abraão e Sara tiveram algumas poucas recaídas. Mas se reergueram. O problema não é ter uma recaída. Jesus disse aqueles que queriam apedrejar aquela mulher supostamente pega em adultério: “quem não tem pecado que lance a primeira pedra”. Alguém lançou? Todos foram embora! Pare com essa prática feia de ficar lançando pedras nos outros, ainda mais quando o seu telhado é de vidro.

Sabe como Jesus tratou a recaída de Sara quando ouvindo a repetição da promessa que Deus daria um filho a ela e Abraão? Deus tratou com ironia. Quando a promessa se cumpriu na vida de Abraão e Sara Deus disse que o nome do menino deveria ser... ISAQUE! Você sabe qual o significado do nome Isaque? Riso! Isso mesmo! Riso!

Imaginem Isaque criança brincando no quintal, Abraão e Sara se entreolham e começam a rir. Depois Isaque já está adolescente, chegando de uma saída com os amigos, Abraão e Sara olham para pra ele e começam a rir. Isaque já é um jovem e vê a cena se repetindo e aí pergunta: “por que vocês olham pra mim e ficam rindo?” No que eles respondem: “é que um dia nós rimos da promessa de Deus a respeito do seu nascimento e hoje você está aí. Nós rimos por conta da misericórdia de Deus frente a nossa incredulidade.”

Você está duvidando que Deus pode curar a sua enfermidade, restaurar o seu casamento, abençoar a sua vida profissional e financeira. É melhor você passar a acreditar, pois quando a bênção chegar você vai rir da sua própria ignorância espiritual.

Mas você pode está se perguntando: “se está errado pedir para que Deus aumente a minha fé; então, o que devo fazer?”

1) VOCÊ DEVE SE APROPRIAR DAS PROMESSAS DA PALAVRA DE DEUS.

Grave na sua mente, na sua caixola: “A FÉ NÃO É MERO SENTIMENTO. SENTIMENTOS SÃO INSTÁVEIS. FÉ NÃO É MERA EMOÇÃO. AS EMOÇÕES TAMBÉM SÃO INSTÁVEIS. FÉ NÃO É RAZÃO, POIS ENGANOSO É O CORAÇÃO. FÉ É A APROPRIAÇÃO AMPLA E IRRESTRITA DA PALAVRA DE DEUS.”
Você não precisa crer nas minhas palavras para ter fé. Mas indispensável que você creia na Palavra de Deus. Por isso que como crentes nós pregamos a PALAVRA DE DEUS e não teorias do nosso conhecimento.

Uma outra coisa que você deve fazer:

2) VOCÊ DEVE TER VONTADE DE ACREDITAR NA PALAVRA DE DEUS.

Se você não exercitar a sua vontade e direcioná-la para a PALAVRA DE DEUS, então você nunca terá a fé que agrada a Deus. O que diz a Bíblia: “Eis que estou a porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele comigo.” (Ap. 3: 20)

Se alguém bate a porta da sua casa e você não quer abrir, você não abre.
Se o telefone toca em sua casa, mas você não quer atender você não atende.
Se alguém passa um email para você, mas você não quer responder você não responde.
Se O Espírito Santo de Deus toca em seu coração, mas você não quer acreditar você não acredita. Ele só poderá atuar em sua vida se você acreditar, se você quiser, se você consentir, se você tiver vontade de crer e obedecer.

Você não precisa fazer um seminário primeiro pra crer depois.
Você não precisa ler toda a Bíblia primeiro pra crer depois.
Você precisa crer a partir de uma Palavra que o Espírito Santo coloca em seu coração.

3) VOCÊ PRECISA DECIDIR
Pode até parecer meio redundante e de certo modo é, mas o que quero enfatizar é que você precisa decidir primeiro para que a transformação, o milagre de Deus, aconteça em sua vida depois.

Precisa decidir primeiro porque tudo o que dependia de Deus fazer já foi feito. Um certo escritor disse que Deus não pode fazer mais nada pelo homem, pelo simples fato de que Ele já fez tudo.

Que milagre a mais você precisa para crer em Deus. O autor Cury disse que se fosse por conta dos milagres já realizados por Jesus todo o mundo seria convertido. É verdade! Deus ainda faz milagres. Mas Ele não tem que fazer mais nenhum milagre para você decidir crer que Ele pode transformar a sua vida, sua casa, salvar sua família, curar suas enfermidades. Você precisa decidir a crer.

Conclusão:
O convite que lhe faço hoje é para que você exercite a sua fé e creia em Deus. Decida por Deus. Coloque a sua vontade submetida a vontade de Deus. Aproprie-se das verdades Bíblicas. Aproprie-se de Jesus – o caminho, a verdade e a vida – não peça para Deus aumentar a sua fé, mas coloque desde agora a sua fé em ação. Amém!


Pr. Ailton G. Desidério

Nenhum comentário: