Série de Mensagens sobre:
CINCO VOTOS PARA OBTER PODER ESPIRITUAL
(Série de mensagens a partir do livro de mesmo título do Pr. A. W. Tozer)
2º Voto:
NÃO SEJA DONO DE COISA ALGUMA
(1º Timóteo 6: 6,12)
Introdução:
Para aqueles que não estão acompanhando esta série de mensagens sobre CINCO VOTOS PARA OBTER PODER ESPIRITUAL, quero dizer que esta é a terceira mensagem de uma série de seis mensagens que pretendemos apresentar.
Vamos fazer uma rápida recapitulação.
Na primeira mensagem meditamos no texto de Atos 18:18, que diz que antes do ap. Paulo iniciar a sua terceira e última viagem missionária ele raspou a cabeça devido a um voto que havia feito.
Vimos nesta primeira mensagem que voto está associado a um compromisso para com Deus, um ato de consagração a Deus.
Destacamos naquela oportunidade que:
1º - O SEGREDO DE UMA VIDA VITORIOSA ESTÁ NA CONSAGRAÇÃO A DEUS. UM CRENTE CONSAGRADO É UM CRENTE VITORIOSO!
2º - QUE TER CONHECIMENTO DE DEUS NÃO CONFERE PODER PARA TESTEMUNHAR DE DEUS. O CONHECIMENTO VEM DA RAZÃO. JÁ O PODER VEM DO ALTO.
3º - UM CRENTE SEM PODER É UM CRENTE ACANHADO, TIMIDO; E A BÍBLIA DIZ QUE OS TÍMIDOS, OS INCRÉDULOS, OS ABOMINÁVEIS, OS HOMICIDAS, OS FORNICADORES, OS FEITICEIROS, OS IDÓLATRAS E TODOS OS MENTIROSOS SERÃO LANÇADOS NO LARGO QUE ARDE COM FOGO E ENXOFRE, QUE É A SEGUNDA MORTE – AP. 21: 8
4º - QUANDO UM CRENTE EVIDENCIA O PODER DE DEUS EM SUA VIDA ELE PROMOVE A EXPANSÃO DA PALAVRA DE DEUS.
Na segunda mensagem apresentamos o 1º voto para se obter poder espiritual: TRATE SERIAMENTE O PECADO!
Nesta mensagem destacamos que:
1º - O PECADO NÃO TIRA DO CRENTE A SUA SALVAÇÃO. SALVAÇÃO É ATO DA GRAÇA DE DEUS. O PECADO AFETA A NOSSA VIDA AQUI E AGORA, PODENDO TAMBÉM PASSAR PARA OUTRAS GERAÇÕES E AFETAR OUTRAS PESSOAS – MALDIÇÕES.
2º - Vimos que quem quer obter poder espiritual precisa RECONHECER OS PECADOS QUE O ATORMENTAM E EM NOME DE JESUS DECIDIR DAR UM BASTA!
3º - Destacamos também que A CARNE CLAMA PELO PECADO. ELA SE ALIMENTA DO PECADO. E A ÚNICA MANEIRA DE VENCER O PECADO É CRUCIFICANDO A CARNE. Destacamos por várias vezes que a CARNE NÃO SE CONVERTE!
Vamos agora refletir sobre o segundo voto para OBTER PODER ESPIRITUAL, que é
NÃO SEJA DONO DE COISA ALGUMA
A.W. Tozer, autor do livro “CINCO VOTOS PARA OBTER PODER ESPIRITUAL”, de onde temos extraído as idéias para esta série de mensagens diz que este segundo voto não implica dizer que não podemos possuir coisas. Mas sim que devemos ser libertos do senso de possuí-las. Destaca que é este senso de possuir coisas que nos embaraça na vida.
Quando aceitamos a Cristo como Senhor e Salvador optamos por renunciar todas as coisas do mundo por amor a Ele. O ap. Paulo testifica disso quando na carta aos Filipenses, cap. 3: 7,8, diz:
“Mas o que, para mim, era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo. Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo.”
A maior riqueza que o homem pode ter em sua vida é JESUS! Amém!?
Mais uma vez cito o pastor Tozer quando ele diz que:
“Deus permitirá que você tenha seu carro e seus negócios, sua profissão e sua posição, qualquer que ela seja, contanto que entenda que isso não é seu, em absoluto, mas Dele.”
O texto de Romanos 11: 33,36; encontramos um dos mais belos hinos de exaltação a Deus.
No texto de Colossenses 1: 15,20; Paulo fala da supremacia de Cristo sobre todas as coisas.
Precisamos reconhecer que tudo o que temos e que somos deve ser para glorificar o Nome de Deus. Diga isso para o irmão que está ao seu lado: “Tudo o que temos e que somos deve ser para glorificar o Nome de Deus.”
Max Lucado escreveu um livro muito interessante em que ressalta que tudo o que temos e que somos é para Deus. O título do livro é: “Isto não é para mim”. Max Lucado diz que “Deus não existe para nos transformar em grande coisa. Nós existimos para que Ele seja grandioso.”
O que nós precisamos entender, como bem disse Max Lucado, é que “A vida centrada em Deus funciona. E ela nos resgata de um vida que não funciona.”
Quando ocupamos ou deixamos que outras coisas ocuparem o lugar de Deus nós estamos dizendo que essas coisas são as mais importantes para a nossa vida. O problema é que “Se tudo é para você, então tudo depende de você.” E isso não é verdade! Como poder dar conta de coisas que estão além das nossas condições? Da nossa capacidade? Depender de Deus é ter o reconhecimento de que não tenho como dar conta de tudo. Quem quer depender de Deus precisa abrir mão do sentimento de ter e possuir coisas.
A Bíblia diz que devemos fazer tudo para a glória de Deus (1º Cor. 10: 31). Tudo é tudo. Tudo o que há em nossa vida deve refletir a Glória de Deus. Então,
DEIXE O SEU CORPO REFLETIR A GLÓRIA DE DEUS.
DEIXE O SEU SUCESSO REFLETIR A GLÓRIA DE DEUS.
DEIXE SEUS NEGÓCIOS, SUA EMPRESA, REFLETIR A GLÓRIA DE DEUS.
DEIXE ATÉ MESMO QUE O SEU SOFRIMENTO REFLITA A GLÓRIA DE DEUS.
Sem tem uma coisa que tem afetado muitos crentes hoje é que eles não estão refletindo a Glória de Deus. Não há no rosto de muitos crentes um brilho que reflita a relação de intimidade dele para com Deus.
Quando um crente não reflete a Glória de Deus ele refletirá a sua vaidade, a sua presunção, o seu egoísmo, os seus pecados.
Não existe pior desastre para a humanidade do que um crente que não reflete em sua vida a Glória de Deus. Todo crente a semelhança de Moisés e Isaías carece de uma experiência íntima e marcante com Deus que o leve a refletir a Glória de Deus.
Quantos crentes vivem ansiosos, preocupados, cabisbaixos, sem refletir a glória de Deus, porque estão apegados as coisas deste mundo. Porque estão dividindo a glória de Deus com a glória dada a Mamom, o demônio que representa a riqueza, a luxúria.
Não se trata dizer que para seguir a Cristo é preciso fazer um voto de pobreza. Você não somente pode como deve querer crescer profissionalmente. Não somente deve como precisa aplicar-se ao trabalho procurando fazer o melhor possível. Não somente deve como precisa melhorar o seu padrão de vida. O crente tem que ser próspero. Prosperar não é pecado. Melhorar de vida não é pecado. A preguiça sim é pecado. Tem muito preguiçoso usando indevidamente o nome de Deus: “Ah! Não. Eu não vou trabalhar porque estou vivendo na Graça!” Ou então: “Vai tudo ficar por aí pra que trabalhar?” A resposta do ap. Paulo é: aquele que não quer trabalhar que também não coma.
É possível ter coisas sem ser dono delas? Sim! Como?
CULTIVE O CONTENTAMENTO.
O texto de 1º Timóteo diz: “De fato, a piedade com contentamento é grande fonte de lucro,”.
A motivação do crente não é de buscar coisas para ter felicidade. Porque ele entende que a felicidade não está nas coisas, mas em Deus. O que diz as bem-aventuranças? (Mateus 5: 3,12)
Max Lucado interpreta a mensagem das bem-aventuranças como aplausos que vêm do céu. Diz: “Para mim, é difícil imaginar que Deus possa me aplaudir.” Mas interessante: é justamente isso o que Ele faz. Deus nos aplaude quando decidimos segui-Lo de maneira corajosa e íntegra.
Por vezes concebemos Deus como um grande cobrador. A nossa concepção de Deus ainda está contaminada pela concepção grega, que tinha Zeus como o pai dos deuses. Aquele que ao seu bel prazer mandava raios destruidores sobre a terra.
Tem crente que concebe Deus um deus raivoso sempre pronto a enviar um raio quando entende que nos desviamos da Sua vontade. O que precisamos entender é que Deus está muito mais pronto a nos aplaudir do que nos castigar.
Quando Deus vê que um servo Dele assume o compromisso de segui-LO fielmente ele aplaude.
Olhando a sua vida você acha que Deus tem lhe aplaudido?
Você já imaginou Deus e seus anjos olhando para você no meio da tentação, aguardando sua resposta frente a um insinuação do diabo, e aí quando Ele vê que você resistiu Ele começa lhe aplaudir, juntamente com todos os seus anjos?! Oh! Aleluia!
Não troque o aplauso do céu pelo aplauso dos homens! Diga isso para a pessoa que está ao seu lado!
Quando você escolhe ser fiel e obediente a Deus você está escolhendo ser feliz.
Frente ao convite do mundo para você ser orgulhoso, vaidoso, presunçoso, você escolhe agir como um pobre de espírito. Aí Deus lhe da uma salva de palmas!
Frente ao sofrimento, as lágrimas, por não querer seguir os padrões do mundo. Deus bate palmas para você!
Frente a postura de humildade Deus bate palmas para você!
Frente ao seu desejo de conhecer mais de Deus. De se alimentar mais e mais da Palavra de Deus. Deus bate palmas para você!
Frente a sua atitude de agir com misericórdia, ao invés de agir com revide, na forma do dente por dente, olho por olho. Deus bate palmas para você!
Frente a sua postura de conservar a pureza do seu coração, não se deixando contaminar pelo pecado. Deus bate palmas para você!
Frente a sua postura de agir pacificamente aquele que o insulta e humilha. Deus bate palmas para você!
Frente a sua decisão de pagar o preço de seguir a Cristo, passando e enfrentando perseguições por conta do evangelho. Deus bate palmas para você!
A – L – E – L – U – I – A!!!
Mas continuemos. É possível ter coisas sem ser dono delas? Sim.
VALORIZE O QUE É PRIMORDIAL NÃO DEIXANDO QUE O SECUNDÁRIO OCUPE ESPAÇO NA SUA VIDA
O ap. Paulo diz: “Pois nada trouxemos para este mundo e dele nada poderemos levar.”
Você nasceu pelado e com a mão fechada. Ou seja, você não trouxe nada, a não ser um desejo de ter coisas e não abrir mão delas. E é assim que muitos vão passar a vida: buscando coisas, mas sem querer abrir a mão. É o verdadeiro mão fechada!!!
Você quer ser abençoado, mas não quer abrir a mão para dizimar – Deus não abrirá as janelas do céu sobre a sua vida.
Você quer ser abençoado, mas não quer abrir a mão para ofertar – o destruidor virá sobre sua vida e lhe tirará tudo!
O ap. Paulo continua sua exortação dizendo que os que querem ficar ricos caem na tentação, em armadilhas do diabo, e acabam sendo levados por desejos nocivos e descontrolados, que acabam por levar o homem a ruína. Diz mais. Diz que o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males, e que por conta disso muitos se desviaram da fé e trouxeram para si grande tormenta e muitos sofrimentos.
O autor do livro de Provérbios diz que “A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda.” (Pv. 16: 18). Mais uma vez repito: o seu sucesso não é para você. É para Deus! “É tudo é para Ele – sua glória presente e futura”
Uma fábula antiga diz que uma pulga não tinha como atravessar uma ponte madeira suspensa sobre um penhasco. Aí então, ela a brilhante idéia de pular nas costas do elefante para atravessar a ponte. Na medida em que o elefante pisava sobre as madeiras da ponte elas rangiam dando a impressão que a qualquer momento poderia cair.
Quando chegaram do outro lado, sãos e salvos, a pulga falou para o elefante: “rapaz, como nós balançamos aquela ponte!”
A pulga não tinha feito nada. Foi o elefante que fez todo o trabalho. É assim que muitos se comportam em relação a Deus. Como esta pulga. Deus os toma em seus braços e os faz atravessar a ponte da dificuldade, da tribulação, da depressão financeira. Só que depois, com um cérebro de pulga, esquecem que foi Deus quem fez isso.
Como disse Max Lucado “O sucesso provoca a amnésia”.
Sabe por que Deus o tornou bem-sucedido? “Para que você possa torná-lo conhecido.” Pergunte para a pessoa que está ao seu lado: “Sabe por que Deus o tornou bem sucedido? Sabe por que Deus o tornará bem sucedido?” Diga: “Para que você possa tornar o nome Dele conhecido.”
É possível ter coisas sem ser dono delas? Sim! É plenamente possível. Como?
MANTENHA SEU FOCO EM DEUS – (1º Tm. 6: 11)
CONCENTRE SUA ENERGIA NO BOM COMBATE – (1º Tm. 6: 12)
TENHA UMA VISÃO DE FUTURO – (1º Tm. 6: 12b)
Conclusão:
Avalie a sua vida e veja quais são as coisas que você precisa se desapegar para que o Espírito de Deus flua com poder na sua vida.
De que sonho você precisa abrir mão para sonhar o verdadeiro sonho de Deus para a sua vida?
No plano espiritual deixar é arte de renunciar. Não é possível seguir a Cristo sem um espírito de renúncia. Foi assim que aquele homem rico, que conhecia todos os mandamentos, mas que não quis abrir mão das suas riquezas, deixou Jesus cabisbaixo e entristecido.
Foi desapegando-se de todo o dinheiro que havia alcançado de forma fraudulenta que Zaqueu disse: “Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais.” No que Jesus disse: “Hoje, houve salvação nesta casa,” (Lc. 19: 8,9).
Precisamos assumir o voto de não ser dono de coisa alguma para que o poder de Deus flua em nossas vidas, e a semelhança de Pedro e João, possamos dizer aos miseráveis deste mundo, milionários, ricos e pobres:
“Não possuímos nem prata nem ouro, mas o que temos, isso te damos: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda!” (Atos 3:6)
Amém!
Pr. Ailton Gonçalves Desidério
terça-feira, 11 de novembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário