Texto: Tiago 1: 2,8
Título: Elimine a dúvida e aja com fé
Introdução:
Chegamos hoje a terceira mensagem da série que estamos desenvolvendo sobre A MENTE DE CRISTO, tendo como base o texto de I Coríntios 2: 16 que diz que aqueles que já aceitaram a Cristo como Senhor e Salvador tem a Mente de Cristo. Ter a Mente de Cristo é ter a disposição uma gama inesgotável de recursos internos que habilita aquele que crer
Não sei se você já teve a experiência de estar numa extrema necessidade financeira e de repente encontrar escondido na carteira ou no bolso de uma calça dentro do guarda roupa uma determinada quantia. Pra quem não tem nada qualquer valor já ajuda, não é verdade? O que estou querendo dizer é que na maioria das vezes quando um crente enfrenta um problema, passa por uma dificuldade ele se desespera, desconsiderando o recurso inestimável que há nele, que é a Mente de Cristo.
Tenho visto pessoas, crentes, superando grandes dificuldades pelo simples fato de usarem este recurso valioso que possuem que é a Mente de Cristo. São pessoas que reagem positivamente as dificuldades e as catástrofes que de forma inesperada surgem na vida. São pessoas que usam a fé como grande e maior recurso para vencer toda e qualquer dificuldade.
Você será imbatível se tão somente agir e pensar a partir do referencial da Mente de Cristo. É na mente que conquistamos ou perdemos as grandes batalhas da vida. É por isso que a Bíblia diz: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração (a tua mente), porque dele procedem as fontes da vida.” (Pv. 4: 23).
Você precisa guardar o seu coração da dúvida. A dúvida, como se diz por aí – é cruel! A dúvida é pior do que a incerteza de um diagnóstico sobre uma determinada doença. Porque quando uma pessoa sabe o que ela tem ela se prepara para lutar contra um inimigo que está declarado, conhecido, por pior do que ele seja. Agora quando a pessoa não sabe o que tem começa logo a imaginar o pior e pode até vir a morrer por pensar que está com uma doença incurável.
A dúvida gera confusão. Você já andou de carro com um motorista que fica em dúvida se vira para esquerda ou para direita? se pára ou se anda? Da vontade de sair do carro e ir a pé. E em algumas situações é bem melhor que isso seja feito. Alguns acidentes acontecem por conta da indecisão de certos motoristas. É que a dúvida cria uma segunda mente, “mente dobre”, conforme diz Tiago: “homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos.”
É por conta de uma mente dobre que muitos não aceitam a Cristo como Salvador. Pessoas com uma mente duplicada ficam pensando: “será que a minha vida vai realmente mudar? Será que Deus vai salvar a minha família? Será que ele vai curar a minha enfermidade? Será? Será? Será?
O diabo opera muito na nossa mente a partir da dúvida. Na verdade a primeira coisa que ele busca fazer é semear a dúvida. A dúvida é o primeiro passo para a incredulidade, sendo a racionalização a arma mais poderosa do inimigo nesse sentido. Racionalizar é tentar entender tudo com a mente humana. É buscar evidências. É aquele paciente que pergunta para o médico: “doutor! Quanto tempo eu tenho vida?” Quem sabe sobre a sua vida é Deus e não o médico.
O médico pode dizer que uma pessoa só tem um por cento de possibilidade de ficar curada de uma determinada enfermidade. Eu digo é muito! O médico pode até desenganar uma pessoa. Pouco importa! Deus não precisa do médico para realizar um milagre.
Racionalizar é viver preso ao pensamento lógico. Mas o que Deus realiza na vida de uma pessoa nem sempre tem um sentido lógico. Onde está a lógica humana na vida de uma pessoa que foi liberta dos vícios das drogas? Onde está a lógica humana na vida de uma pessoa que foi curada milagrosamente de um câncer? Onde está a lógica humana na vida de uma família que foi totalmente restaurada?
Deus quando criou o mundo colocou tudo em sua devida ordem. Mas sempre que precisou Ele subverteu a lógica. Ele subverteu a lógica quando abriu o mar vermelho. Subverteu a lógica quando destruiu as muralhas de Jericó. Subverteu a lógica quando não permitiu que o fogo queimasse Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, mesmo estando eles dentro de uma intensa fornalha. Subverteu a ordem quando não permitiu que um animal carnívoro como o leão devorasse Daniel na cova dos leões. Porque foi Deus quem criou a lógica Ele pode, sempre que achar necessário, subvertê-la!
Se você quer vencer suas dificuldades, superar os obstáculos e ultrapassar as barreiras, então você precisa eliminar a dúvida e agir com fé. Não é fácil. Mas só existe esta maneira. Se você quer ser abençoado. Se você quer ser curado. Se você quer ver sua família sendo restaurada. Se você quer ver a sua vida sendo modificada, então você precisa pensar e agir com fé.
Quem pensa e age com fé:
1º - Não se assusta com as tribulações, pois sabe que Deus está no controle e que em tudo ele tem um propósito
Isso está claro nos versículos 2, 3 e 4 deste primeiro capítulo do livro de Tiago. O texto diz: “Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações,”. Quem no seu são juízo vai se alegrar quando estiver passando por uma provação? Que lógica há nisso? Nenhuma! Só aceita e se apropria desta palavra aquele que sabe que Deus está no controle de tudo e que por conta disso reconhece que por detrás de uma tribulação há uma bênção sem medida.
Dizem os médicos e psicólogos que rir faz bem para a saúde. Então comece a rir do seu problema. Alegre o seu coração porque uma bênção grande está chegando pra você. O problema é que na maioria das vezes nós somos levados para o terreno da lamuriação, do queixume. Foi assim com o povo de Israel quando atravessava o deserto e infelizmente ainda acontece o mesmo hoje.
Se você está passando por um problema sério em sua vida eu te convido confiar a parar de lamuriar e lamentar e começar a louvar, e a glorificar o Nome Dele. É claro que se você ainda não aceitou a Jesus como Salvador você precisa antes tomar este passo, esta decisão.
O versículo 3 diz: “sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança.”. Encare o seu problema como uma provação, e não como algo que veio para lhe destruir. Por vezes Deus permite que a doença, o desemprego, até mesmo a morte de um ente-querido chegue a nossa porta para provar a nossa fé.
Provação não é para destruição, mas para a edificação para o fortalecimento da nossa fé. Você precisa encarar o problema que você está enfrentando como uma provação e não como uma tribulação que veio para lhe destruir, para acabar com você.
O versículo 4, diz o seguinte: “Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes.”. Você sabia que você não nasceu pronto, mas que a sua estrutura óssea, o seu sistema nervoso foi se desenvolvendo com o tempo. E mesmo quando se chega a idade adulta nós ainda não estamos prontos. Estamos
Uma segunda coisa que você precisa fazer para eliminar a dúvida e agir com fé é o seguinte:
2º - Você precisa pedir que Deus lhe dê sabedoria
O versículo 5 diz o seguinte: “Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida.”. Em quantas ocasiões nós acabamos estragando tudo por falta de sabedoria, não é verdade?
Sabedoria aqui não tem a ver com inteligência, com QI. Tem a ver sim com entendimento e discernimento espiritual. Isso me faz lembrar aquele episódio de Eliseu que cercado pelo exército Sírio ouve o seu servo dizer desesperado: “Senhor! Nós vamos morrer! Eles são muitos!” Eliseu frente o medo e a incredulidade deste seu servo ora ao Senhor dizendo: “SENHOR, peço-te que lhe abras os olhos para que veja. O SENHOR abriu os olhos do moço, e ele viu que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu.” (II Reis 6: 17).
Você está com problemas? Está com dificuldades? Estão se levantando contra você para lhe destruir, e por conta disso você está com medo? Ore e peça a Deus para abrir os seus olhos. Peça a Deus que lhe conceda sabedoria para lidar com esta dificuldade.
Quando se enfrenta um problema é preciso ter sabedoria para não entornar o caldo. Tem pessoas que vêem a panela fervendo e ao invés de esfriar a cabeça e pedir sabedoria a Deus saem agindo no impulso humano, na lógica humana, na força, na marra. Na maioria das vezes os problemas não se resolvem desta maneira. Tem ocasiões que é preciso falar duro, mas até para falar duro é preciso sabedoria.
Mas quem pensa e age com fé precisa também:
3º - Confiar mais em Deus e menos na razão humana
Os versículos 6, 7 e 8 deixa isso bem claro. Tiago está aqui colocando uma ressalva muito importante que devemos considerar. Ele diz: “Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa; homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos.”.
Esta ressalva nos chama atenção para o fato de que muitos estão deixando de ser abençoados na vida porque não estão agindo com fé. Muitos não significa todos. Tem muito crente sincero que está orando ao Senhor por uma cura, por exemplo, mas ainda não foi curado. Tem muito crente sincero que está orando pela restauração da família, pela conversão do filho, mas ainda não foi atendido. É porque ainda não chegou o tempo de Deus.
Precisamos com paciência, crendo que o dia da vitória vai chegar e que hoje está mais perto do que ontem. O salmista disse: “Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. Tirou-me de um lago horrível, de um charco de lodo; pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos; e pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no SENHOR. Bem-aventurado o homem que põe no SENHOR a sua confiança e que não respeita os soberbos, nem os que se desviam para a mentira. Muitas são, SENHOR, meu Deus, as maravilhas que tens operado para conosco, e os teus pensamentos não se podem contar diante de ti; eu quisera anunciá-los e manifestá-los, mas são mais do que se podem contar.” (Salmos 40: 1,6)
É preciso crer que o dia da vitória vai chegar. Aleluia!
Conclusão
Tudo o que eu falei aqui é pura expressão da verdade bíblica para aquele que já aceitou a Cristo como Salvador, e que, portanto, tem a mente de Cristo. Se você ainda não aceitou a Cristo como Senhor e Salvador a primeira coisa que você precisa fazer neste momento é orar no íntimo do seu coração dizendo: “Senhor Jesus eu quero ter a tua mente. Eu quero pensar e agir com fé. Eu renuncio a dúvida pela fé
A Bíblia diz que todo aquele que é nascido de novo vence o mundo. E que esta é vitória que vence o mundo: a nossa fé! Coloque a sua fé em Jesus neste momento e Ele vai operar um milagre na sua vida.
Pr. Ailton G. Desidério
Nenhum comentário:
Postar um comentário