A HISTÓRIA DO AVIVAMENTO NA BÍBLIA
“O avivamento do vale de ossos secos”
Ezequiel 37: 1,14
Introdução:
Lendo texto do profeta Ezequiel chego a conclusão de que a Bíblia é um livro esquisito, com uma mensagem esquisita, que só pessoas esquisitas, como eu e você conseguimos entender.
A parte central deste texto é a pergunta que aparece no versículo 3, quando Deus mostra a Ezequiel um vale cheio de ossos secos e pergunta: “Filho do homem, estes ossos podem tornar a viver?”
Que pergunta esquisita e estranha que Deus fez para Ezequiel. A resposta de Ezequiel não foi lá muito convincente. Ele disse: “Ó Soberano Senhor, só tu sabes.” Se o ap. Pedro estivesse no lugar de Ezequiel provavelmente teria dito: “Ó Soberano, o senhor pode tudo. Isso é fixinha para o Senhor.”
Esquisito mesmo foi o que Deus disse para o profeta Ezequiel: “Profetize a esses ossos e diga-lhes: Ossos secos, ouçam a palavra do Senhor!” O mais esquisito foi que o profeta Ezequiel, indo contra toda a lógica humana, obedeceu.
Pergunte para a pessoa que está ao seu lado: “você obedece a Deus?” Se ela responder que sim, diga pra ela: “você é um crente esquisito!”
Por que Ezequiel obedeceu a Deus? (quem já leu este livro sabe).
Vamos ver como foi a chamada de Ezequiel. Abra a sua Bíblia no cap. 2. O que diz o texto? Diz assim: “Ele me disse: Filho do homem fique em pé, pois eu vou falar com você. Enquanto Ele falava, o Espírito entrou em mim e me pôs em pé, e eu ouvia o que Ele falava.”
Destaco a frase: “Enquanto Ele falava, o Espírito entrou em mim e me pôs em pé,”
Qual Espírito que entrou no profeta Ezequiel? Foi o Espírito Santo de Deus. Encontramos aqui o sinal do avivamento na vida do profeta Ezequiel. Quando o Espírito Santo entra na vida do crente ele fica de pé, símbolo da autoridade que o Espírito Santo confere. Um crente caído é um crente que não está cheio do Espírito Santo de Deus.
O cap. 3 começa da seguinte maneira: “E Ele me disse: Filho do homem, como este rolo; depois vá e fala a nação. Eu abri a boca, e ele me deu o rolo para come. E acrescentou: “Filho do homem, coma este rolo que estou lhe dando e encha o seu estômago com ele. Então eu o comi, e em minha boca era doce como o mel. Depois Ele me disse: Filho do homem, vá agora a nação de Israel e diga-lhes as minhas palavras.”
Sabe o é isso quer dizer? Quer dizer que avivamento sem estudo da Palavra, da Bíblia, não dá. Para haver avivamento é preciso ter Bíblia e Oração. Vitamina BO. Tem muita gente falando sobre avivamento. Dizendo que quer o avivamento, mas não investe na oração e nem no estudo da Palavra.
Uma outra coisa importante que quero destacar é que antes de Deus derramar a avivamento sobre o vale de ossos secos Deus derramou sobre a vida do profeta. Cada um só pode dar o que tem.
Se o Espírito Santo não avivar a vida do pastor como poderá avivar a vida da igreja?
Se o Espírito Santo não avivar a vida do líder, como poderá avivar a vida dos liderados?
Se o Espírito Santo não avivar a vida da igreja, como poderá avivar o mundo?
É tomado pela unção do Espírito Santo que o profeta Ezequiel se coloca de pé e profetiza sobre o monte de ossos secos. O texto diz que acontece um rebuliço com o amontoado de ossos daquele vale e os ossos começaram a se juntar – osso com osso.
Só uma curiosidade: quantos ossos têm o corpo humano? Qual o maior e qual o menor osso do nosso corpo?
O nosso corpo tem 206 ossos.
O maior osso do corpo humano é o fêmur. Numa pessoa com 1,80 de altura o fêmur tem cerca de 50 cm.
O menor osso do corpo humano é o estribo, que fica no canal auricular e mede 0,25 cm.
Sabe o que isso nos mostra? Nos mostra que quando Deus envia um avivamento sobre o seu povo, todos, do menor ao maior, do fêmur ao estribo do canal auricular, são avivados.
Você pode se considerar um fêmur em relação aos outros irmãos: o mais inteligente, o mais espiritual, o mais culto, o mais entendido da Bíblia, etc. Mas sem o avivamento produzido pelo Espírito Santo você não passa de um osso ressecado, duro de roer.
Tem crente que é assim: osso duro de roer!
Mas você pode se considerar o menor de todos, como o estribo do canal auricular, mas se você permite que o Espírito Santo o use você será extremamente útil na obra de Deus. Até porque você estará pronto para ouvir e quem está pronto para ouvir o que Deus tem a dizer também estará pronto para falar da Palavra de Deus.
Com a voz profética de Ezequiel, ungida pelo Espírito Santo de Deus, os ossos não somente se uniram, mas depois vieram os tendões, os músculos, a pele. Agora já não eram mais um vale de ossos secos. Mas um montão de defuntos jogados no chão. O texto diz: “Olhei, e os ossos foram cobertos de tendões e de carne, e depois de pele; mas não havia espírito neles.”
Nossos projetos podem ter formas, contornos, estrutura, mas se falta o Espírito eles são como defuntos.
Uma igreja pode programas, eventos, boa estrutura, mas se falta a dinâmica do Espírito Santo é uma igreja morta. É uma igreja como a igreja de Sardes – tem fama que está viva, mas na verdade está morta (Ap. 3:1).
Certo pastor pregou a seguinte tabuleta a porta do templo: “Esta igreja experimentará um avivamento ou um funeral.” O que queremos experimentar? Sem dúvida que é um avivamento.
Leonard Ravenhill disse o seguinte: “uma igreja sóbria demais não tem valor algum.” Até porque: “O mundo não está querendo mais definições do evangelho, e, sim, novas demonstrações do poder dele.” (op. Cit)
O que Deus demonstrou com essa visão dada ao profeta Jeremias é justamente aquilo que Ele deseja fazer na sua vida, na minha vida, na vida da igreja: Deus quer que sejamos uma igreja viva, um exército ungido pelo Espírito Santo, pronto para a batalha espiritual. Há uma guerra no mundo. Guerra espiritual e esta guerra só pode ser vencida pelo poder da Palavra de Deus.
Algumas aplicações:
1) DEUS QUER LEVANTAR UM EXÉRCITO EM NOSSOS DIAS, NO SEIO DA SUA IGREJA. SOLDADOS QUE COMBATAM O BOM COMBATE DA FÉ. SOLDADOS QUE COMBATAM O PECADO.
2) DEUS NÃO NOS CHAMOU PARA FAZER AS COISAS POSSÍVEIS, MAS PARA REALIZARMOS AS IMPOSSÍVEIS. “O QUE DEUS PEDE DOS HOMENS É QUE FAÇAM, NÃO O QUE SÃO CAPAZES. PEDE QUE UNAM SUA INCAPACIDADE À ONIPOTÊNCIA DELE, PARA QUE A PALAVRA IMPOSSÍVEL SEJA RISCADA DO SEU DICIONÁRIO.”
3) O AVIVAMENTO É O ATO PROFÉTICO. PRIMEIRO VOCÊ FALA E PREGA SOBRE O AVIVAMENTO. PRIMEIRO VOCÊ SENTE A NECESSIDADE DO AVIVAMENTO E SÓ DEPOIS ELE É ENVIADO POR DEUS.
4) CADA UM QUE JÁ ACEITOU A CRISTO TEM VIDA PLENA E ABUNDANTE. MAS AS VEZES O PECADO VAI TIRANDO ESTA A BELEZA E A PLENITUDE DESSA DA VIDA. QUANDO ISSO ACONTECE PRECISAMOS SIM DE UM AVIVAMENTO.
5) SEM O AVIVAMENTO NÃO CONSEGUIREMOS VENCER OS DESAFIOS A NOSSA VOLTA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário