terça-feira, 11 de novembro de 2008

IKABOD: QUANDO O BRILHO DA GLÓRIA DE DEUS ACABA!

Texto: 1º Samuel 4: 1,21 (com destaque para o vers. 21)
Título: Ikabod: Quando o brilho da glória de Deus acaba.



INTRODUÇÃO:

 A palavra Icabô (Ikabod no hebraico) significa: “Onde está a glória de Deus?”
 O que acontece quando a Glória de Deus se afasta das nossas vidas?
 Existem pessoas que um dia estiveram comprometidas com a obra do Senhor, a Glória de Deus resplandecia sobre a vida delas. Mas infelizmente hoje, quando olhamos para elas, não encontramos no olhar delas o mesmo brilho de antes. O que aconteceu? Elas se afastaram de Deus e conseqüentemente a Glória de Deus se afastou delas. Será este o seu caso?
 A Glória de Deus é a manifestação da presença de Deus na vida, sendo a palavra hebraica Shekinah, a manifestação do brilho da Glória de Deus; que indica a presença de Deus. Se Deus está presente na sua vida a Glória se faz presente e contagia todo o ambiente.
 Mas como se manifesta a Shekinah?
 De acordo com os antigos Rabinos a Shekinah aparece no meio de adoradores quando eles oram na congregação, e de dois ou mais judeus quando eles se ocupam no estudo da Torah. Também é dito que o Shekinah habita no puro, no benevolente, e no hospitaleiro, e no marido e esposa quando eles vivem em paz e harmonia.
 Os escritos do Talmude concebiam o Shekinah como uma essência espiritual de beleza indescritível e de grande resplendor.
 Alguns exemplos bíblicos da manifestação da Shekinah:
 A Glória de Deus nos guia e nos protege – Êxodo 13:21.
 A Glória de Deus nos livra do inimigo – Êxodo 14:19.
 A Glória de Deus na fornalha de fogo ardente – Daniel 3: 22,25
 A Glória de Deus no nascimento de Jesus – Lucas 2:9
 A Glória de Deus no ministério de Jesus – Mateus 17: 5
 A Glória de Deus na vida eterna – Apocalipse 21: 23

 Ikabod é o oposto da Shekinah. No Ikabod não há manifestação da presença de Deus. Uma pessoa que vive longe da Glória de Deus não tem alegria, encontra-se desguarnecido da proteção de Deus para livrar-se dos ataques do inimigo. Vive uma vida pesada, em ambientes pesados, sem brilho.

 Shekinah é a expressão da presença de Deus na vida. Portanto, da alegria, da esperança, da certeza da vitória, da proteção divina.

 Onde há manifestação da Glória de Deus, ali existe luz. Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.”

 O salmista disse: “O Senhor é a minha luz e a minha salvação, a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida; de quem me recearei?” (Sl. 27: 1)
 O texto de Samuel nos retrata um momento muito difícil na vida do povo de Israel. O momento em que o brilho da presença de Deus já não mais estava presente no seio do povo. O que havia, portanto, era morte, choro, tristeza, desgraça.

 Mas observamos mais a frente, no capítulo 7, que o povo atende ao apelo de Samuel ao arrependimento e a Glória de Deus volta a se manifestar. Israel vence os filisteus. A derrota de Ikabod cede espaço para a vitória da Shekinah.

 O mesmo pode acontecer na sua vida hoje.



Pr. Ailton Gonçalves Desidério

Nenhum comentário: