Texto: 1º Samuel 4: 1,21 (com destaque para o vers. 21)
Título: Ikabod: Quando o brilho da glória de Deus acaba.
INTRODUÇÃO:
A palavra Icabô (Ikabod no hebraico) significa: “Onde está a glória de Deus?”
O que acontece quando a Glória de Deus se afasta das nossas vidas?
Existem pessoas que um dia estiveram comprometidas com a obra do Senhor, a Glória de Deus resplandecia sobre a vida delas. Mas infelizmente hoje, quando olhamos para elas, não encontramos no olhar delas o mesmo brilho de antes. O que aconteceu? Elas se afastaram de Deus e conseqüentemente a Glória de Deus se afastou delas. Será este o seu caso?
A Glória de Deus é a manifestação da presença de Deus na vida, sendo a palavra hebraica Shekinah, a manifestação do brilho da Glória de Deus; que indica a presença de Deus. Se Deus está presente na sua vida a Glória se faz presente e contagia todo o ambiente.
Mas como se manifesta a Shekinah?
De acordo com os antigos Rabinos a Shekinah aparece no meio de adoradores quando eles oram na congregação, e de dois ou mais judeus quando eles se ocupam no estudo da Torah. Também é dito que o Shekinah habita no puro, no benevolente, e no hospitaleiro, e no marido e esposa quando eles vivem em paz e harmonia.
Os escritos do Talmude concebiam o Shekinah como uma essência espiritual de beleza indescritível e de grande resplendor.
Alguns exemplos bíblicos da manifestação da Shekinah:
A Glória de Deus nos guia e nos protege – Êxodo 13:21.
A Glória de Deus nos livra do inimigo – Êxodo 14:19.
A Glória de Deus na fornalha de fogo ardente – Daniel 3: 22,25
A Glória de Deus no nascimento de Jesus – Lucas 2:9
A Glória de Deus no ministério de Jesus – Mateus 17: 5
A Glória de Deus na vida eterna – Apocalipse 21: 23
Ikabod é o oposto da Shekinah. No Ikabod não há manifestação da presença de Deus. Uma pessoa que vive longe da Glória de Deus não tem alegria, encontra-se desguarnecido da proteção de Deus para livrar-se dos ataques do inimigo. Vive uma vida pesada, em ambientes pesados, sem brilho.
Shekinah é a expressão da presença de Deus na vida. Portanto, da alegria, da esperança, da certeza da vitória, da proteção divina.
Onde há manifestação da Glória de Deus, ali existe luz. Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.”
O salmista disse: “O Senhor é a minha luz e a minha salvação, a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida; de quem me recearei?” (Sl. 27: 1)
O texto de Samuel nos retrata um momento muito difícil na vida do povo de Israel. O momento em que o brilho da presença de Deus já não mais estava presente no seio do povo. O que havia, portanto, era morte, choro, tristeza, desgraça.
Mas observamos mais a frente, no capítulo 7, que o povo atende ao apelo de Samuel ao arrependimento e a Glória de Deus volta a se manifestar. Israel vence os filisteus. A derrota de Ikabod cede espaço para a vitória da Shekinah.
O mesmo pode acontecer na sua vida hoje.
Pr. Ailton Gonçalves Desidério
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário